O deputado estadual Baiano Filho (PMDB) esteve com moradores dos Assentamentos Ena, em Feliz Natal, e Entre Rios, em Nova Ubiratã. Ele ouviu a solicitação das 500 famílias, que estão há mais de dez anos no local e aguardam a regularização das terras. A ausência de legalidade e de documentação da área prejudica a capacidade de comercialização dos produtores.
Os assentados também pediram ao deputado para intermediar o contato com o Estado e o município, para que tenham acesso a educação, lazer, saúde e iluminação pública. As famílias pedem que um Posto de Saúde da Família (PSF) seja construído no assentamento Ena. Uma torre de telefonia celular também faz parte das solicitações das comunidades, que ficam isoladas em função da distância da sede dos municípios. Para os que vivem no assentamento Ena, são 70 km até Feliz Natal, mas a situação piora quando se trata da comunidade de Entre Rios, que se está a 140 km de Nova Ubiratã.
“O Incra tem se mostrado indiferente quanto as questões fundiárias de Mato Grosso, que se transformou em um problema social. A superintendência do órgão estimou recentemente que seriam necessários hoje mais de R$ 547 milhões apenas para georreferenciar os assentamentos”, disse.
O deputado deve se encontrar com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), José Domingos Fragra Filho, onde fará uma exposição detalhada da situação dos assentamentos no Estado, como também das condições precárias em que vivem os pequenos produtores. “Tenho certeza de que o José Domingos vai se empenhar ao máximo para ajudar a resolver, junto ao Incra e ao Estado, a regularização fundiária destes e de outros assentamentos”, disse Baiano.