O deputado federal Juarez Costa (MDB) se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, e anunciou, há pouco, que a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT) está nos planos do ministério da Educação para o próximo ano e que a autorização marca um importante passo em direção ao desmembramento da UFMT, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior de Sinop e região e a universidade ter maior autonomia.
Juarez disse que Camilo autorizou a equipe técnica a iniciar os levantamentos necessários para viabilizar a criação da nova universidade. “Este é um momento de grande alegria para todos nós. Estamos trabalhando para garantir que, se Deus permitir, no próximo ano daremos continuidade a esse grande projeto pelo qual batalhamos para sua concretização”, afirmou o deputado, através de rede social.
O projeto de lei 141/2020, que propõe o desmembramento, é de autoria do senador Carlos Fávaro, e esclarece que o câmpus de Sinop passe a ser Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com transferência automática de todos os cursos, alunos matriculados e quadro de pessoal da UFMT para a nova universidade.
Segundo justificativa para criação, que consta no projeto, a UFNMT pode melhorar os índices de taxa de matrícula no ensino superior, para que se atinjam pelo menos 50% da população com idade entre 18 e 24 anos, nos termos da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.
O primeiro câmpus a se desmembrar da UFMT foi o de Rondonópolis, há dois anos, e passou a ser Universidade Federal de Rondonópolis.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.