O deputado Hermínio J. Barreto (PR), que integrou a comitiva do Governo do Estado em visita recente à África do Sul, destacou hoje necessidade de participação ampla da sociedade na condução do projeto da Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá como uma das sedes. Barreto afirmou que é preciso a união de todos os setores em torno do projeto da Copa para evitar erros e problemas para o Estado. O parlamentar cita como exemplo a situação da Cidade do Cabo, uma das sedes da Copa da África do Sul, que está com o cronograma de obras e projetos em atraso. "Lá houve questões políticas e influências políticas que acabaram, por um lado, prejudicando o andamento do projeto". O republicano enfatizou que Mato Grosso tem que estar focado em todo projeto "do começo ao fim".
O parlamentar destacou ainda que o governador Blairo Maggi deve começar, de imediato, a execução da obra do novo estádio Verdão e dos centros de treinamentos. "Tudo deve estar pronto até 2013 para a Copa das Confederações, que tradicionalmente ocorre um ano antes da Copa do Mundo". O parlamentar lembrou que o projeto da criação da agência, para cuidar de questões da Copa do Mundo, será bem conduzido. "O governador pretende colocar executivos de alto nível na agência".
O deputado avalia que a ida do grupo à África foi fundamental para o desenvolvimento do projeto de Mato Grosso. "Não tinha como não fazer essa visita. Eles (africanos) fizeram da mesma forma para a preparação de seu país".
J.Barreto destacou a importância dos responsáveis pela segurança pública estarem presentes e acompanhando o que foi feito. "A questão da segurança é primordial para FIFA e temos que ficar atentos", completou.