Sinop aguarda a aprovação de uma proposta, de autoria do deputado Juarez Costa (PMDB), que prevê a realização de provas teóricas digitais via terminais eletrônicos nos processos de habilitação, além de contar com quatro servidores de cargo efetivo para composição das bancas exigidas à aplicação das provas.
Atualmente, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade recebe a visita mensal de uma banca de Cuiabá, para acompanhamento das provas, o que impende o desenvolvimento do órgão no município. A proposta tende a dinamizar o atendimento, fazendo com que a prestação de serviço torne-se ainda mais qualitativa, operacional e eficaz aos usuários quando submetidos ao processo de habilitação.
“Eu solicitei que fossem aplicadas provas diariamente, justamente para que o aluno não tenha que esperar trinta dias para fazer um outro exame – se necessário – , daí o motivo de se ter no Ciretran de Sinop funcionários fixos, ou seja, uma banca local”, explicou Juarez.
Embora o parlamentar reconheça o desempenho do DETRAN, ele garante que a unidade de Sinop dispõe de uma estrutura adequada para aplicação das provas teóricas, via terminais eletrônicos que possibilitem resultados imediatos.
Vale lembrar que o objetivo da criação das Ciretran’s é atender os usuários com serviços de qualidade, resguardando o direito do cidadão mato-grossense, a contar com os serviços mais próximos da sua localidade, evitando os desgastes do deslocamento até o grande centro (Cuiabá), para legalizar seus veículos e habilitar-se como condutor.