A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece no Rio de Janeiro, é oportunidade para mostrar ao mundo que Mato Grosso também desenvolve ações sustentáveis e pode servir de exemplo a outras nações. É o que avalia o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), único da bancada federal mato-grossense a representar a Câmara Federal, oficialmente, pela comissão de agricultura, com o presidente Raimundo Matos (PSDB-CE).
“Colocam Mato Grosso como o estado que mais desmata, mas não falam que, mesmo sendo o maior produtor do país, tanto em grãos como em bovinos, tem ainda 60% de toda sua área verde em pé”, afirmou Nilson, em entrevista ao Só Notícias. Ele participa da conferência, iniciada na quarta-feira (13), a partir do dia 20, quando começam os debates entre as lideranças mundiais. “E também não vejo porque não discutir logísticas. Mato Grosso é um Estado que não tem. Acredito que na Rio +20, também é o momento de falar em hidrovias. Defender o crescimento mas com um futuro sustentável”, acrescentou.
A conferência vai até o dia 22. O objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Ela é “sustentada” em dois eixos principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.