Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito das Hidrelétricas e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso vão vistoriae a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bocaiúva, instalada em Brasnorte, no dia 27 deste mês. O relator da CPI, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), explicou que o intuito é apontar que os técnicos cometeram irregularidades e cobrar uma solução rápida para o empreendimento em questão.
O parlamentar voltou a reafirmar seu desejo de apresentar o relatório da comissão até o final deste mês onde deverá constar propostas para resolver problemas detectados em 25 PCHs denunciadas e alvos das investigações por parte dos parlamentares, entre elas a Bocaiúva. Anteriormente, ao Só Notícias, Dilmar afirmou que todas as denúncias de irregularidades apontadas nesta PCH eram verdadeiras. As irregularidades estarão apontadas no relatório final da comissão.
Dal Bosco também ressaltou que a CPI vai definir prazos para que os empreendimentos se regularizem, além realizar o acompanhamento do cumprimento desta regularização. Caso não haja acordo entre os empresários em questão, outras medidas podem ser tomadas, inclusive com denúncias aos órgão competentes.
Conforme Só Notícias já informou, o parlamentar disse que os trabalhos da CPI não é contra os empreendimentos e nem para prejudicar o setor de geração de energia. No entanto, os deputados não podem ser coniventes com as várias irregularidades praticadas no setor em Mato Grosso.