O deputado estadual Max Russi (PSB) está prestes a ser nomeado secretário de Estado de Ciência e Tecnologia pelo governador Pedro Taques (PSDB). O parlamentar assumirá o cargo após ser cotado, no primeiro semestre deste ano, para assumir a Secretaria de Cidades.
Entretanto, naquele momento considerou mais prudente permanecer na Assembleia Legislativa para aproveitar a campanha eleitoral e fortalecer a base política nos municípios. Agora, sente-se livre e assumirá o cargo em substituição a professora aposentada Luzia Helena Trovo Marques de Souza.
Anteriormente, o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD) foi convidado para o cargo, mas decidiu prosseguir na função de parlamentar. Russi será o segundo político com mandato eletivo no staff do governador Pedro Taques. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) foi nomeado secretário de Estado de Cidades, em substituição ao arquiteto Eduardo Chiletto, no dia 20 de novembro.
A nomeação de Max Russi para a Secretaria de Ciência e Tecnologia atende uma reivindicação do PSB. O partido cobrou maior participação nos cargos de primeiro escalão, pois detém uma bancada de quatro parlamentares na Assembleia Legislativa e chefia apenas a Secretaria de Agricultura Familiar.
Com a ida de Russi para o Executivo, o PSB manterá o mesmo número de cadeiras no Legislativo. Isso porque o primeiro suplente é o ex-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, que saiu derrotado na disputa a prefeito de Cáceres nas eleições de outubro deste ano.