O deputado federal por Rondônia, Leo Moraes (Podemos), elogiou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, pelo pacote de redução de ICMs na energia elétrica, gasolina, óleo diesel, gás veicular e telecomunicações, anunciado ontem. “Que tal o governo de Rondônia se espelhar e agir também em prol da população? Segundo o governo de Rondônia, houve proposta de zerar o imposto do gás, mas que até o momento não ocorreu. Fora essa redução proposta pelo governo de Rondônia, o que vemos de real é a sede incessante de reduzir a dívida bilionária da Energisa”, apontou o parlamentar, em sua rede social.
“Quando questionei várias vezes sobre a possibilidade de redução do imposto do combustível, foi falado que isso não era possível, que seria crime e blablabla. Mas outros governadores estão mostrando que é possível sim, falta mesmo é vontade”, acrescentou.
O coordenador da bancada de Mato Grosso, deputado Leonardo Albuquerque, avaliou que a redução de impostos no combustível, no gás e na energia elétrica, “é isso que o cidadão quer! É muito bom saber que o governador Mauro Mendes decidiu tomar essas medidas em Mato Grosso. E continuo a defender uma Reforma Tributária com redução de impostos como prioridade no Congresso”.
A partir de janeiro, o ICMs da energia cai até 39%, dependendo da faixa a que cada consumidor é classificado. Uma delas que hoje é 25% será de 17%. Em outra faixa de consumo onde o imposto hoje chega a 27% também cai para 17%. A alíquota do diesel, terá redução de 17% para 16%, com impacto redutor de 7% no ICMS. A gasolina, que tem alíquota 25%, passará a ser de 23%, com impacto de 10% no imposto. Para o gás industrial, a porcentagem, que é de 17%, passará a ser de 12%.