Em reunião com prefeitos e vereadores de dez cidades do médio-norte, na última sexta-feira, em Diamantino, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) criticou o repasse que a União faz aos estados dos recursos do Fundo de Fomento às Exportações (FEX). “Precisamos de um olhar diferente da União com Mato Grosso. Não é possível sustentamos a balança comercial brasileira e receber míseros 0,5% de suporte referente ao FEX. Sem falar que a União ainda paga apenas quando quer, parecendo que está fazendo um favor para o estado”, declarou Botelho, durante a 6ª edição do Projeto Assembleia Itinerante.
Para o parlamentar, Mato Grosso contribui de forma significativa com o país, entretanto, muito dos impostos não vão para os cofres públicos do estado e isso trava a execução de investimentos essenciais, como nas áreas de saúde e infraestrutura. “Por exemplo, também temos grandes usinas sendo construídas no estado, mas como essa energia vai para fora e quem paga imposto é consumidor final nos outros estados, nada vem para Mato Grosso”.
O deputado lembrou também que na região médio norte há muitos pequenos agricultores e, infelizmente, o governo não tem feito políticas públicas nesse sentido devido à falta de recursos para investimentos. “A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está totalmente inoperante há muito tempo. A questão da saúde também está precária em todo estado”.