O governador Mauro Mendes vistoria, pelo segundo dia, obras na região Araguaia e hoje acompanhou a pavimentação da MT-326 e da construção da ponte de concreto sobre o Rio das Mortes, entre Cocalinho e Nova Nazaré. Ele previu que ambas serão concluídas até abril de 2022 e são consideradas a concretização de um sonho da região que, com o término da pavimentação de 112,5 quilômetros da rodovia e a ponte, terá a interligação direta das cidades por asfalto e sem depender de balsa para a realização da travessia no rio das Mortes.
O governo do Estado está investindo R$ 222,5 milhões. Quando concluída, a ponte terá 484 metros de extensão e é considerada a maior ponte de concreto sendo construída em Mato Grosso. Atualmente, estão em execução os serviços de infraestrutura, com a conclusão da fundação da ponte em balanço sucessivo. Também está em andamento a fase de lançamento de vigas e estão prontos os acessos dos dois lados. Somente na ponte são investidos R$ 51,1 milhões.
A pavimentação ocorre em três trechos distintos da MT-326. Está em fase de conclusão o trecho de 36 quilômetros de Nova Nazaré até o entroncamento da MT-411. Outro vai do entroncamento da MT-411 e a Estaca 2062, totalizando 41,2 quilômetros. Já o terceiro trecho vai da Estaca 2062 até a Estaca 3825, somando mais 35,2 quilômetros de extensão em obras na MT-326.
O deputado José Eugênio, que representa a região, afirmou que as obras representam o resgate da autoestima do povo do Araguaia. “Durante décadas, nós do Araguaia carregamos conosco o sentimento de ver nossa região ser independente do restante do Estado. Porque os governos que passaram só lembravam da Baixada Cuiabana, só lembravam no Nortão e de Rondonópolis. Para o Vale do Araguaia só sobravam as migalhas. Mas hoje, eu me sinto tão emocionado, tão feliz, de estar vivendo esse momento histórico, onde o senhor governador faz com que nós resgatemos nossa autoestima, para que nós possamos vivenciar um outro sentimento: o de que nós pertencemos a Mato Grosso. O senhor, governador, está resgatando sonhos de décadas. Muitos que passaram, levaram nossos impostos e não fizeram seu dever de casa. Mas o senhor está nos ensinando como fazer gestão”, declarou o deputado.
O governador disse que as obras estão fortalecendo o desenvolvimento da região. “Mato Grosso é um grande Estado, é um Estado de gente valente que trabalha muito e que sofreu, perseverou e hoje faz com que esse estado seja gigante. E o Araguaia, eu não tenho a menor dúvida, ele já encontrou o seu caminho, já encontrou o seu rumo”, afirmou.
A presidente da Associação dos Fazendeiros do Vale do Araguaia (Afava), Carmem Bruder, disse que “hoje é um dia importante e um dia de agradecimento. Nós queremos agradecer porque por décadas nós fomos o Vale dos Esquecidos. Cada um de nós que está aqui tem uma história para contar de sofrimento, de empreendedorismo, de perda e de muita luta. E no seu Governo nós tivemos uma bênção, que foi deixar de ser o Vale dos Esquecidos para ser o Vale dos Integrados. Hoje nós nos sentimos integrados. Integrados pelas rodovias, pelo asfalto, pela ponte… Quantas e quantas vezes nós chegamos em casa a pé porque o carro atolava, quantos tratores nós perdemos na roça. Hoje é uma outra realidade e no seu Governo isso se acelerou muito. Nosso sincero e profundo muito obrigada”, relatou.