O deputado estadual José Riva (PSD) defendeu uma solução política para superar as dificuldades que envolvem a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a finalização das obras de mobilidade urbana como as trincheiras da avenida Miguel Sutil. "É preciso uma intervenção do governador Silval Barbosa e das forças políticas de Mato Grosso no sentido de superar os impasses não só em relação à posição da Cemat, mas especialmente diante da omissão da CAB, que eu considero mais grave".
O interventor federal na Cemat, Jaconias de Aguiar, disse que a concessionária de energia – que passa a ser comandada pela Energisa – não iniciará as obras da rede de transmissão de energia enquanto não receber um cronograma definitivo de implantação do novo modal.
"Às vezes até parece uma conspiração, uma hora o problema é com a CAB, outra hora é a Cemat e os atrasos vão aumentando, prejudicando o cronograma. Então precisamos da interferência do governador para obter este entendimento que agilize a retirada das interferências e a implantação da rede elétrica do VLT", sugeriu o deputado, por meio da assessoria de imprensa.
Riva lembrou que na inauguração do viaduto do Despraiado, no dia 18 de novembro, cobrou publicamente as providências da CAB. "Até hoje a concessionária não fez o que era necessário ali no trevo do Santa Rosa e agora a obra está com um grande atraso por conta da omissão da CAB. A empreiteira e a Secopa fizeram vários apelos, cobraram, fizeram reuniões, encaminharam os projetos, mas o serviço não foi feito".
A respeito das alegações da Cemat, o deputado ressaltou que a Secopa afirmou em nota que todas as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia elétrica para o VLT foram tomadas. O governo assegura que a Cemat foi comunicada oficialmente há mais de um ano e seus técnicos já discutiram com os engenheiros da Secopa os projetos essenciais para a demanda do VLT em termos de energia, em sucessivas reuniões na secretaria e na própria Cemat.