O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou um requerimento de informações ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no qual pede o detalhamento dos critérios de fechamento de agências e do plano de demissões do Banco do Brasil. A medida foi aprovada e anunciada pelo Conselho de Administração do banco há pouco mais de uma semana como parte do uma série de medidas de reorganização da instituição.
O plano, no entanto, vem gerando dúvidas sobre o que esperar da qualidade da prestação de serviços. No documento que será enviado ao ministro, o parlamentar quer saber quais são, na prática, os critérios para fechamento de agencias, quais e quantas agências serão fechadas e como será atendido o público desses locais e quais as medidas e critérios para alterações no quadro de funcionários.
Para Leitão, a população não pode ser preterida no processo. “Em alguns municípios as pessoas não tem outro recurso a não ser a agência para seus atendimentos, locais onde a telefonia sequer funciona a contento e a internet ainda não está acessível”.
Outra preocupação diz respeito ao crédito rural. O deputado, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, teme que o fechamento de agências aliada à diminuição do quadro de funcionários possa comprometer de alguma forma o financiamento da atividade agrícola, seja ela do pequeno, médio ou grande produtor.
Em Mato Grosso pelo menos quatro agências devem encerrar as atividades, sendo três em Cuiabá e uma em Rondonópolis, impactando diretamente cerca de seis mil clientes.