A coordenação da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados escolheu em reunião, ontem, o deputado federal Ságuas Moraes (PT) como primeiro vice-líder do partido na Casa. Ságuas irá liderar um grupo de 15 parlamentares petistas, que também foram escolhidos como vice-líderes para este ano.
O deputado mato-grossense já havia sido convidado antes do feriado do carnaval, pelo líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), para estar no grupo dos 16 vice-líderes. Contudo, na reunião dessa terça ficou definido que o mato-grossense será o substituto imediato de Machado. O PT possui a maior bancada da Câmara com 69 parlamentares.
Caberá ao deputado a função de acompanhar e orientar, juntamente com o líder, a atuação da bancada em todas as comissões permanentes e temporárias, bem como nos demais órgãos e espaços institucionais e políticos dos quais a representação petista participar no âmbito da Casa de Leis.
Também caberá ao mato-grossense em substituição ao líder expressar a opinião da bancada do PT durante as votações e participar do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos blocos e do governo.
No plenário ainda cabe ao líder, e em caso de sua impossibilidade ao seu substituto orientar a bancada quanto ao voto; falar no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever deputados do partido no horário destinado às comunicações parlamentares. Eles também podem solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto, além de registrar candidatos para concorrer a cargos da mesa diretora.