O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) cobrou, do governo do Estado, demonstrando a necessidade de instalação de uma Unidade de Hemodiálise no Hospital Regional em Colíder. O parlamentar destaca que o regresso para o município torna a vida do paciente muito mais difícil. “Após passar pela máquina a pessoa geralmente fica fragilizada, passa muito mal. Foi pensando em amenizar o sofrimento dos que precisam desse tipo de tratamento que apresentei essa indicação", explica.
A hemodiálise é um tratamento contínuo necessário para pessoas com insuficiência renal. Os pacientes são dependentes de um “rim artificial”, uma máquina que faz o processo de depuração do sangue, a retirada das toxinas e a remoção dos líquidos do corpo. O tratamento é necessário até que se consiga um doador compatível de rim e se faça um transplante.
A Hemodiálise é a depuração do sangue feita por uma máquina que funciona basicamente como um rim artificial. As pessoas que precisam enfrentar o tratamento sofrem constantemente de cansaço e mal-estar. O hemodialisador leva de oito a 12 horas para depurar o sangue do paciente, uma batalha cansativa e dolorosa para quem sofre com ela e para quem acompanha também. Diante de tudo isso, imagine se a pessoa ainda tiver que viajar 650 km para se submeter ao tratamento? É essa a situação que os pacientes do município de Colíder vivem.
A informação é da assessoria.