O deputado José Domingos Fraga (DEM) usou a tribuna da Assembleia para falar da situação do hospital Júlio Muller, na capital. Disse que, no meio da crise, está população que precisa de atendimento médico e não encontra, e lembrou que a saúde é um direito garantido pela nossa Constituição Federal e dever do Estado.
O parlamentar destacou que são frequentes as notícias que mostram filas de pacientes nos hospitais e postos de saúde, especialmente do serviço público, e se não bastasse a falta de leitos e equipamentos, a maioria dos médicos trabalha em condições precárias e precisam manter mais de um emprego para conseguiu seu próprio sustenta.
Para ele, é difícil, mesmo para um especialista em saúde, apontar apenas um motivo para a crise. Apesar de todo esforço do governo, a deficiência existe e ele sozinho não será capaz de resolver a questão, que é gravíssima. José Domingos pediu aos deputados uma ação conjunta em torno do problema, ele acredita até que o hospital Júlio Muller corre o risco de fechar as portas.
"É lamentável esta situação, pois o que adianta o Brasil ter notoriedade mundial por nossas pesquisas pioneiras, no combate à AIDS, tendo reconhecimento dos nossos profissionais, se não conseguimos fazer o dever de casa, que é dar atendimento básico à maioria da população. Temos que mudar e para isso é preciso unir esforços, o que não dá mais é continuar como está", conclui o deputado.