O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), encaminhou requerimento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, cobrando celeridade na análise dos projetos de impactos ambientais dos aeroportos de Tangará da Serra, Rondonópolis, Vila Rica e Alta Floresta, que estão na lista dos 13 que serão contemplados com obras de ampliação e reforma através do Programa de Aviação Regional (PAR), do Governo Federal.
Segundo o parlamentar, os processos caminham a passos lentos e, se tratando de obras que acumulam recursos significativos, é necessário que haja uma força tarefa para que os projetos saiam do papel. “Não podemos perder milhões em recursos. Os projetos já demoraram muito tempo para sair da SAC, agora, se a Sema barrar esses projetos também, essas obras nunca sairão do papel”, argumentou o deputado peemedebista.
Ele também expôs que oito aeroportos ainda se encontram em análise. Todos em fase de anteprojeto. Após ser expedido Estudo Ambiental (EA), será possível precisar quais investimentos serão realizados e o montante de recursos necessários para cada cidade contemplada, levando em conta que os projetos poderão sofrer alterações. Aguardam aprovação de projetos, os municípios de Barra do Garças, Cáceres, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda e São Félix do Araguaia, informa a assessoria.