O deputado federal Victório Galli (PMDB) defendeu, na tribuna da Câmara, a criação da segunda vara na Justiça Federal de Rondonópolis, destacando que medida contribuirá de maneira decisiva para o aperfeiçoamento do atendimento jurisdicional da região. A única existente atende, hoje, 330 mil habitantes.
Para ele, o volume de trabalho da Justiça Federal de Rondonópolis alcança índice bem superior às demais varas federais do Estado, alcançando quase 11 mil processos, maior que o dobro da carga de trabalho média de outras varas federais. "Esse cenário é preocupante, pois o valioso esforço despendido por juízes e funcionários da subseção de Rondonópolis tem sido insuficiente para suprir a alta e crescente demanda processual hoje existente", afirmou.
Ele disse ainda que, "conforme podemos constatar, fatores como demanda judicial, realidade demográfica e critério econômico justificam, em plenitude, a criação de mais uma Vara Federal em Rondonópolis!", defendeu Galli.
Também lembrou do "extraordinário esforço" de juízes e servidores para colocar em dia a elevada demanda jurisdicional existente na região. "Reitero que a expansão da Justiça Federal de Rondonópolis, com a criação de mais uma Vara Federal, tem interface direta com uma realidade judiciária que desejamos ver cada vez mais célere e eficiente".