O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), defencey a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde e a regionalização do hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda. Apresentada pelo deputado Leonardo Albuquerque e já contando com 12 assinaturas, o objetivo é investigar os constantes atrasos nos repasses da saúde na gestão anterior do Governo do Estado e também as Organizações Sociais de Saúde (OSS).
A proposta de CPI contou com o apoio de Maluf. “Talvez essa seja uma forma do senhor deixar claro o que acontece com as OSS e como está sendo feita a gestão no nosso Estado”, disse o presidente da Casa de Leis.
Lembrando que em alguns municípios, existe a possibilidade de reativação de modelos de gestão feitas com os consórcios, como Guarantã do Norte e Peixoto, Maluf lembra que a administração das OSS funcionam em alguns municípios e em outros, ocorreram grandes problemas. "Houve intervenção em alguns hospitais e através de requerimentos que podem ser feitos via CPI, com mais rapidez, podemos receber mais rapidamente essas explicações”, lembrou.
Pontes e Lacerda– Ainda na área de saúde, Maluf também apoiou o requerimento de audiência pública apresentado pelo deputado Wancley Carvalho (PV), para discutir a regionalização do hospital Vale do Guaporé, também conhecido como Santa Casa, em Pontes e Lacerda.
Maluf lembrou que o hospital cumpre as suas funções sociais de atendimento a população e por isso, sugeriu ao colega parlamentar, que a seja realizada uma reunião com o secretário de Estado de Saúde (SES), Marcos Bertúlio, antes da audiência pública, para que já sejam levadas à população, propostas do governo e da Assembleia Legislativa na discussão, que deve acontecer no próximo mês. “Já devemos começar o debate da regionalização, levar propostas concretas para acelerar o procedimento, pois sabemos da necessidade da região para ter um hospital regional. Apóio o pedido de audiência pública do colega Wancley Carvalho e por isso, devemos ampliar esse debate”.
Nesta semana, a renovação do repasse mensal de R$ 494 mil foi firmada entre o Governo do Estado e o Hospital, após intermediação de Wancley Carvalho. Além de Pontes e Lacerda, a unidade hospitalar atende a população de Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Nova Lacerda, Figueirópolis D´Oeste, Conquista D´Oeste, Campos de Júlio e Comodoro.