O presidente do PDT em Mato Grosso, deputado estadual Zeca Viana, afirmou considerar uma traição a possível decisão do governador Pedro Taques de deixar a legenda. "Eu digo de peito aberto, sem medo de errar, que qualquer um que se elege e seis meses depois sai do partido, é um traidor. O partido não é uma laranja que você chupa todo o suco e depois joga o bagaço fora", criticou o parlamentar.
Zeca ressaltou o trabalho da sigla pelas candidaturas de Taques ao Senado, em 2010, e ao governo, no ano passado. Apesar das criticas, disse respeitar a eventual decisão de Taques em se desfiliar.
O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT), por sua vez, afirma ainda manter as esperanças de que Taques possa permanecer na legenda. O parlamentar, que chegou a lançar um projeto chamado "Fica Taques", antecipa que ainda vai lutar para manter o governador no PDT.
Taques ainda não sinalizou qual será seu futuro político, mas não esconde o descontentamento com o partido. Também já reconheceu que parte desse sentimento se deve às divergências que teve com o próprio Zeca, no início do ano, por conta da eleição da Mesa diretora da Assembleia Legislativa, quando apoiaram candidaturas diferentes.