O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) lamentou nesta quarta-feira, a morte do pioneiro sinopense Uli Grabert. O parlamentar destacou o trabalho do braço direito dos colonizadores Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho. “Ele foi o verdadeiro construtor. Enio Pipino e João Pedro de Carvalho idealizaram o projeto, mas quem enfrentou a floresta para fazer nascer Sinop e outras, foi Uli. Toda homenagem à sua história, é mais que merecida” registrou.
O parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento no qual pede que se registre nos anais da Casa, Moção de Aplauso In Memorian a Ulrich Ebherard Grabert – Uli, e justificou a homenagem destacando o trabalho do pioneiro na fundação das cidades de Vera, em 1972, Sinop 1974, Santa Carmem em 1975 e, Claudia, em 1978.
Antes de desbravar a Região Norte de Mato Grosso nos anos 70, Uli participou da criação das cidades de Iporã, Terra Rica, Jesuíta e Ubiratã, todas no Paraná, nos anos 50.
“Quando prefeito de Sinop, tivemos a oportunidade de prestar homenagens a muitos de nossos pioneiros, inclusive ao Uli, em reconhecimento a tudo o que fez por Sinop. A homenagem póstuma é mais um registro da bela história”, finalizou Leitão.
O corpo de Uli foi velado em Sinop, esta manhã, e seguiu para a cidade de Ubiratã (PR), onde sua esposa foi sepultada.