O deputado Percival Muniz (PPS) disse ter ficado indignado ao assistir a reportagem na tv mostrando o aparato montado pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Exército e o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) para fechar um garimpo clandestino de ouro no município de Nova Bandeirantes, região noroeste. "Por mais que estivessem ilegais, eu fiquei indignado de ver toda aquela estrutura, todo aquele aparato: homens fortemente armados, seis helicópteros sobrevoando a área e somente quatro barracos lá embaixo", assinalou Percival.
Ele lamentou que toda a estrutura, composta por soldados do Exército, Força Nacional, fiscais do Ibama e agentes federais, não é feita para combater o narcotráfico e "para enfrentar a bandidagem que toma conta do Estado e amedronta o cidadão de bem". Segundo ele, essa atitude "é uma clara demonstração da arrogância de um país que não sabe escolher as prioridades".
"Ao invés de montar um grande aparato para enfrentar miseráveis e humildes garimpeiros, porque não se juntam, também, para fazer a segurança na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, que está totalmente desguarnecida e por onde entra uma grande quantidade de drogas e armas ilegais que vão fomentar a criminalidade e a violência que não para de crescer em nosso estado", questionou o deputado socialista.
Leia ainda
Nortão: 200 agentes federais "retomam" área de garimpo ilegal