A bancada federal de Mato Grosso na Câmara dos Deputados dobrou. Na legislatura atual há uma deputada e, a partir de fevereiro do ano que vem serão duas: Amália Fernandes e coronel Fernanda, eleitas ontem. Ambas vão exercer mandatos eletivos pela primeira vez.
As eleitas são aliadas do presidente Jair Bolsonaro, mais votado ontem em Mato Grosso. Estreante na política, a jornalista Amália Barros, 37 anos, de Campo Novo dos Parecis, também filiada ao PL, vai compor a bancada federal, e foi eleita com 70.289 votos. Ela contou com apoio da primeira dama Michele Bolsonaro.
A coronel PM Rubia Fernanda (PL), de Cuiabá, que havia sido candidata a senadora, na eleição passada, ontem fez 60.298 votos e conquistou seu primeiro mandato.
A professora Rosa Neide (PT), que atualmente é a única mulher na bancada mato-grossense, foi a campeã de votos para federal, ontem: 124.638. Porém, não garantiu o segundo mandato. “A Federação Brasil da Esperança (PT-PV e PC do B), não conseguiu fazer o quociente eleitoral necessário para a nossa reeleição”, lamentou a petista. “Nessas eleições, triplicamos o número de eleitores e eleitoras, os quais me apoiaram e sonharam junto comigo um Mato Grosso mais justo e solidário”, disse.
Na Assembleia Legislativa, apenas uma mulher foi eleita, neste domingo. É Janaina Riva (MDB), vice-presidente da Assembleia. Assim como Rosa Neide, ela foi a campeã de votos para deputado estadual – 82.124, garantindo a reeleição.
A Assembleia Legislativa tem 24 parlamentares e no mandato que inicia em fevereiro do próximo ano segue com apenas uma deputada.