A deputada federal Rosa Neide, única parlamentar do PT mato-grossense no Congresso, disse ao Só Notícias, que o partido deve fechar questão em torno da candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB) para presidir a Câmara dos Deputados no próximo biênio. A eleição está marcada para 1º de fevereiro e a decisão da sigla deve ser divulgada até o dia 5 de janeiro. O PT chegou a se comprometer publicamente, mas, de acordo com a parlamentar, o partido está reunido hoje para editar um documento com cobranças claras de compromissos do emedebista.
Rosa Neide explicou que os compromissos cobrados são programáticos e não se tratam de cargos na Mesa Diretora. Segundo ela, a união com o MDB, que traiu o PT no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, não é por afinidade ou ideologia. Trata-se de um acordo para combater o avanço do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no parlamento.
“Infelizmente temos que compor com essas pessoas, mas é por uma questão programática. E o deputado Baleia Rossi tem se mostrado receptivo às nossas cobranças, que não são por cargos, embora nós, obviamente, vamos cobrar o que é nosso por direito regimental, como direções de comissões e relatorias de projetos”, declarou.
“Nossas cobranças são programáticas. Queremos compromisso de que não vamos pautar as privatizações das empresas públicas, compromisso com a democracia e que pautas de costumes não sejam pautadas, até porque são discussões que devem ser feitas com as categorias e não partir do governo”, completou.
Embora a decisão de voto de cada deputado seja orientada pelos partidos, Rosa Neide diz que conversa com os colegas da bancada mato-grossense que são mais próximos a ela para tentar votarem contra o candidato governista, Arthur Lira (PP-AL). Além do voto dela, Baleia Rossi conta como certos os votos dos emedebistas Juarez Costa e Carlos Bezerra.