domingo, 22/setembro/2024
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Deputada critica lentidão e requer dados sobre a fila do INSS em Mato Grosso

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Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A deputada federal Gisela Simona (União Brasil) requereu ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informações acerca da demora nas análises dos requerimentos de benefícios feitos ao Instituto Nacional da Seguridade Social — INSS, especialmente no Estado do Mato Grosso, bem como sobre o cumprimento do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social pelo governo para reverter esse problema instituído pela MP 1181

“Peço que seja fornecido o número atual de processos de concessão de aposentadoria, benefícios, auxílio acidente, auxílio maternidade, auxílio doença e outros que se encontram pendentes de análise no Estado do Mato Grosso”, explicou e os motivos de tantos atrasados. Gisela requer informações sobre o tempo médio atual que está sendo levado para a análise e concessão de benefícios de aposentadoria no referido Estado.  “Ainda solicitamos medidas adotadas pelo ministério para agilizar a análise e a concessão de benefícios de aposentadoria em Mato Grosso, de forma a minimizar os impactos negativos causados pela demora, bem como se já tem sido cumprido o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social”, escreveu.

A parlamentar relata que tem sido constantemente abordada por cidadãos matogrossenses que estão aguardando análise de seus processos pelo INSS, muitas vezes tendo que ingressar no Judiciário para ver sua demanda deferida. “Assim, é preciso buscar melhorias, investir no corpo técnico da Autarquia.”

O requerimento ainda solicita informações sobre recursos e estrutura, materiais e tecnológicos disponibilizados para as unidades de análise de benefícios de aposentadoria no Estado, bem como sobre eventuais planos de reforço desses recursos. 

Gisela também cobra previsão do ministério para que a situação de demora na concessão de aposentadorias seja normalizada em Mato Grosso.  “A lentidão na avaliação dos benefícios pode acarretar consequências graves tanto do ponto de vista financeiro quanto emocional para os solicitantes. Para muitos, esses recursos são essenciais para a própria subsistência e a de suas famílias. A ausência de uma resposta ágil por parte do INSS resulta em incertezas e instabilidades financeiras, afetando profundamente a vida cotidiana”, concluiu, através da assessoria.

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