O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) anunciou que a contar da Sessão vespertina de ontem muda a forma de pagamento dos subsídios dos parlamentares. Agora 50% do pagamento será em valor fixo e 50% variável levando em conta a participação parlamentar na Ordem do Dia, ou seja, nas votações em plenário.
Segundo Riva, a proposta foi aprovada numa reunião do Colégio de Líderes, com mais de 15 deputados presentes. “Aprovamos com mais de 15 deputados presentes e quase por unanimidade”, disse.
A meta é garantir quorum para votação das matérias, já que muitos deputados se ausentam do plenário na hora das votações, levando a presidência da sessão a encerrar os trabalhos por falta de número suficiente para a aprovação de matérias.
O deputado Carlão Nascimento comentou a medida. “Fui favorável. Tenho sempre pedido a verificação de quorum nas votações em plenário e muitas vezes a contagem acaba representando o fim dos trabalhos porque falta número suficiente para votar”, afirmou. O deputado petista Ságuas Morais também protocolou seus apoio “acho fundamental por que as deliberações dependem do quorum mínimo”.