O encontro dos Democratas desta sexta-feira em Sinop foi cancelado devido a reviravolta nos bastidores do partido, pelo fato do suplente de deputado federal Paulo Fiúza (PV) ter recuado da intenção de se filiar mais na sigla. Na terça-feira, Fiuza confirmou, ao Só Notícias, que deixaria o Partido Verde (PV) e entraria no DEM.
Após tomar conhecimento, pela imprensa, dos critérios que o DEM utilizará para definir a candidatura a prefeito (além da pesquisa de opinião pública, pesará o posicionamento da executiva municipal e o nome que conseguir agregar mais apoio de outros partidos para uma coligação forte), ele se reuniu com o presidente do diretório, Antonio Contini e os dois pré-candidatos a prefeito Jorge Yanai (suplente de senador) e Aparecido Granja (vice-prefeito) e manifestou que estes critérios não fariam parte do acordo prévio. O presidente do diretório, Antonio Contini, um dos articuladores de sua filiação, teria ficado irritado com a intenção de recuo. Agora há pouco, Contini evitou falar sobre o recuo e diz que não recebeu um posicionamento oficial. “Tem muita especulação”.
O vice-prefeito Aparecido Granja e o suplente de senador Jorge Yanai são os pré-candidatos dos Democratas a prefeito. Ambos não aceitariam Fiuza entrar no partido com a condição de ser o candidato a prefeito. Fiuza teria deduzido que os critérios para definir o candidato do DEM não lhe seria favoráveis.
Algumas lideranças do partido também teriam manifestado contrariedade a sua filiação.
O deputado Dilceu Dal Bosco estará conversando com Fiuza na tentativa que entre no DEM. Mas o encontro dos Democratas nesta sexta-feira foi adiado e não foi marcada nova data. A justifica oficial foi a “incompatibilidade de agenda” dos senadores Jaime Campos e Jonas Pinheiro que participariam do encontro.
Leia mais
Fiúza se filia no DEM que passa a ter 3 pré-candidatos a prefeito de Sinop