PUBLICIDADE

DEM pode expulsar senador Jonas se votar a favor da CPMF

PUBLICIDADE

A direção nacional do DEM deverá intervir no diretório de Mato Grosso caso o senador Jonas Pinheiro ceda as pressões do governador Blairo Maggi para votar a favor da CPMF no Senado. O aviso foi feito por um advogado do partido, por ordem do seu presidente, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), informa o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

No domingo, Jonas dissera que era “tentadora” a proposta que recebera do governo federal, para mudar o seu voto. Envolve a renegociação da dívida de Mato Grosso com a União, de cerca de R$ 5 bilhões, que é dada como certa pelo governador Blairo Maggi (PR), escalado por Lula para pressionar Jonas e Jaime Campos a votarem pela CPMF.

Jonas informou ao líder do partido no Senado, José Agripino (RN) que, antes de decidir o que fazer, ouviria o diretório mato-grossense do DEM e novamente ouviu que a bancada está obrigada a seguir o fechamento de questão do partido contra a prorogação do imposto. Uma deliberação tomada pela direção nacional, que não pode ser revista pelas instâncias estaduais. O telefonema do advogado da legenda, cumprindo ordens de Rodrigo Maia, serviu para deixar claro ao diretório de Mato Grosso como serão tratados os que ousarem a dissentir.

A pressão de Blairo em Jaime Campos não funcionou. O senador anunciou, semana passaa, na tribuna, que acompanha o partido e votará contra a prorrogação do imposto. Um dos fundadores do PFL -agora DEM- em Mato Grosso, Jonas Pinheiro teme ser expulso se ajudar o governo a garantir os R$ 40 bilhões da CPMF para 2008.

O governo Lula precisa de 49 votos para aprovar a prorrogação do imposto e está tendo grandes dificuldades para conseguir o quórum mínimo. PSDB, DEM e senadores do PMDB, PSOL e outras siglas são contrários. A votação, marcada para esta terça-feira, acabou sendo transferida (pela 2ª vez) para quarta-feira. A justificativa é que os senadores Flavio Arns (PT) e Roseana Sarney (MA) não estarão presentes.

(Atualizada às 19:55hs)

Leia mais
Serys apresenta 4 motivos para votar pela prorrogação da CPMF

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE