Após quase três meses de negociações, o deputado estadual José Domingos Fraga finalmente assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Esta composição serve para aparar as arestas existentes entre seu partido, o Democratas, e o governador Silval Barbosa do PMDB, que nas eleições passadas estiveram em palanques distintos, quando o DEM apoiou o tucano Wilson Santos ao executivo estadual. Presente a solenidade de posse, o senador Jayme Campos afirmou que o acordo entre democratas e peemedebistas está acima de questões partidárias, visando, tão somente a governabilidade no estado, e que não se estende as eleições municipais de 2012. "Me posicionei contrário a esta composição, mas fui voto vencido. De 70 integrantes da executiva Democrata, apenas 15 acompanharam minha decisão. Quero deixar claro que estamos compondo com o governo, mas sem qualquer compromisso político", afirmou o senador.
A postura de independência também foi adotada pelo deputado estadual Dilmar Dal"Bosco, ao afirmar que seu posicionamento na criação da CPI das PCHs e na aprovação do requerimento que autoriza auditoria contábil na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), não tem conotação política. "Trata-se de uma atribuição do Legislativo, cuja competência, entre outras coisas, é de fiscalizar as ações do executivo e investigar o fundamento das denúncias apresentadas pela sociedade", pontuou o democrata. "Estaremos junto com Silval no que for necessário para o desenvolvimento do estado", completou Dal"Bosco. Ele teceu elogios ao colega de parlamento, José Domingos Fraga, depositando nele a esperança de que a agricultura familiar cresça no mesmo ritmo que os grandes agricultores. "Apóio a ideia do Zé, de a Assembleia criar uma Frente Parlamentar de Extensão Rural. Ele conhece como poucos o problemas dos pequenos, que além de crédito e investimentos tecnológicos, precisa de apoio técnico", concluiu.
A pasta assumida por Zé Domingos conta com três secretarias adjuntas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional – MT Regional e agrega três vinculadas, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Em seu discurso de posse, Zé Domingos afirmou que terá autonomia em sua gestão."Terei autonomia total na minha pasta. Essa foi a exigência e o governador aceitou", disse o novo secretário.