O secretário de Saúde, Augustinho Moro, o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) e a prefeita Maria Izaura (PDT) reuniram-se ontem e foi definida a implantação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e a entrega de uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Alta Floresta. Além do investimento de 1,4 milhões do Governo Federal para infraestrutura da UPA, o governo estadual, em contrapartida, prevê o investimento de mais recursos para equipamentos e materiais hospitalares.
Com a instalação desses serviços no pólo de Alta Floresta, será possível implantar a Unidade de Estabilização dos Pacientes nos municípios vizinhos, onde cada um deles poderá receber viaturas para traslados de pacientes emergenciais.
Mato Grosso receberá sete unidades da UPA, mas os municípios de Alta Floresta e Sorriso serão os primeiros a serem atendidos. O deputado Brunetto afirma que essa é uma grande conquista para a população do Nortão, e resultado de uma longa batalha travada dele em companhia da prefeita Maria Isaura, junto ao Governo federal e estadual.
“Com a UPA em funcionamento para os atendimentos emergenciais, haverá a descentralização desse serviço no Hospital Albert Sabin. Com isso queremos estruturar verdadeiramente aquela unidade, com a reforma e a implantação da Unidade de Terapia Intensiva prevista para o início do próximo ano”, declarou o parlamentar petista.