O governador Silval Barbosa, assina, daqui a pouco, termo de cooperação técnica para elaboração de Planos Diretores para dez municípios do Vale do Rio Cuiabá – Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste
e Santo Antônio de Leverger.
Os planos têm o objetivo de fazer um planejamento do que poderá ou não ser executado nestes municípios nos próximos 20 anos.
Em seguida inicia na Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) um curso de capacitação para técnicos estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil organizada dos municípios que compõem a Região Metropolitana e do Vale do Rio Cuiabá. Ao todo, 120 pessoas foram convidadas para participar do curso, que termina no dia 07.
Conforme a secretária-adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana, Rita Chiletto, o objetivo da capacitação é sensibilizar, envolver e mobilizar os técnicos, gestores e sociedade civil organizada para que todos participem da elaboração do plano de trabalho, que deve estar concluído até dezembro. “Vamos em todos os municípios conhecer in loco a realidade de cada um. Queremos olhar a cidade como um todo, de fora para dentro e vice-versa. Queremos ver a cidade com todos os seus defeitos e qualidades. Ver a questão do trânsito, que é um problema grave, as vias, o saneamento. Todos os segmentos terão que fazer um pacto e trabalharem juntos para ver os rumos que esses municípios vão tomar nos próximos 20 anos”, explica Rita, completando que o Plano Diretor Integrado já começa a ser implantado no próximo ano e que já está previsto no orçamento de 2012.