A câmara municipal de Sinop se reuniu hoje para a 1º sessão extraordinária do ano e definiu todos os integrantes das sete comissões permanentes responsáveis por emitir parecer técnico sobre os projetos apresentados na Casa de Leis. O vereador Ademir Debortoli (Republicanos) foi eleito para presidir a comissão de Justiça e Redação, considerada a mais importante do legistativo porque emite parecer sobre a constitucionalidade de todos os projetos que passam pela câmara. A comissão ainda tem o vereador Juventino Silva (MDB) como relator e Marcos Vinícius como membro.
A comissão de Finanças e Orçamentos, que também está entre as principais, passa a ser presidida por Elbio Wolkeis, Enio da Brígida é relator e Dilmair Callegaro, membro. Na comissão de Obras, Zezinho construtor é o presidente, Enio relator e Elbio membro. A ex-secretária de Educação Sandra Donato passa a presidir a comissão de Educação e Cultura.
Também foi eleito Marcos Vinícius (PSDB) como corregedor do parlamento pelos próximos dois anos, sendo responsável por zelar pelo decoro dos colegas e analisar eventuais denúncias feitas contra vereadores.
Com a formação das comissões permanentes, o parlamento está pronto para iniciar o ano legislativo e preparado para votar projetos urgentes do Executivo caso haja necessidade. Segundo o presidente Remídio Kuntz (Republicanos) não haverá recesso este mês e a primeira sessão ordinária deverá ser realizada no início de fevereiro, quando será votado o calendário de sessões de 2025.