PUBLICIDADE

Definido projeto de reforma da Catedral Basílica de Cuiabá

PUBLICIDADE

A realização da Copa do Mundo em 2014, tendo Cuiabá como sede da Copa do Pantanal, está mexendo com todos os segmentos da Capital de Mato Grosso. A preocupação com a cidade envolve também a questão paisagística, afinal, a região central é um dos mais importantes cartões postais, pois lá estão localizadas as mais tradicionais igrejas, com destaque para a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Dentro desse foco, Dom Milton Antônio dos Santos, arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, em uma visita de cortesia ao governo do Estado, hoje, apresentou o projeto de restauração da parte externa da Catedral Basílica, também conhecida Igreja Matriz.

Dom Milton disse que a restauração da parte interna da igreja está sendo realizada pela própria comunidade católica. O novo sistema de som da igreja já foi inaugurado. Dom Milton disse que a sua ida ao Palácio Paiaguás é um "feed-back" à visita que o governador Silval Barbosa fez à Mitra Arquidiocesana (residência do arcebispo), no último dia 15 de junho.

Na oportunidade, lembrou o arcebispo, o governador reiterou o desejo de ter a igreja como parceira do governo, quando surgiu o assunto da restauração da igreja. O governo já realizou diversas parcerias com a igreja, tendo como destaque a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, igreja do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora do Bom Despacho, que por conta da restauração passou a se chamar Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho.

A preocupação em apresentar o projeto e orçamento de restauração o quanto antes, segundo Dom Milton, foi em atendimento ao pedido do governador Silval Barbosa para poder inserir no Orçamento Geral do Estado que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

O arcebispo contou que fica feliz com a preocupação do governo em ajudar na preservação dos bens culturais. "Quando o governo ajuda na preservação é porque temos uma projeção de futuro".

Quanto à reforma do relógio da Catedral Basílica, o arcebispo informou que o Padre Antônio, da cúria metropolitana, está viajando nos próximos dias para Aparecida do Norte, onde irá se informar sobre o relógio instalado na Catedral de Aparecida.

Outra projeto que está em andamento, visando o Mundial de 2014, é o de durante a realização da Copa celebrar nas principais igrejas missas no idioma dos países participantes em Cuiabá. Dom Milton foi recebido pelo chefe de gabinete, Nico Baracat.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE