A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), em conjunto com assessores dos quatro candidatos que concorrem ao governo do Estado, definiu as normas para o debate que acontecerá na segunda-feira (27), no auditório da instituição. O debate começará às 20h e terá duas horas de duração. Os quatro postulantes ao cargo, Silval Barbosa (PMDB), Mauro Mendes (PSB), Wison Santos (PSDB) e Marcos Magno, confirmaram participação.
O evento está sendo coordenado pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, por meio do secretário-geral adjunto, Sílvio Queiroz Teles. Ficou definido que, inicialmente, cada candidato, por ordem determinada por sorteio, deverá fazer suas considerações iniciais, respondendo ao tema proposto pela Ordem sobre projetos de melhoria para o Poder Judiciário de Mato Grosso. O tempo para cada resposta será de três minutos.
Em seguida, será dirigida uma pergunta a cada candidato com tema diferente, a partir do mediador, cujos assuntos também serão sorteados. O questionado terá dois minutos para respondê-la, não podendo este prazo ser prorrogado.
Depois, virão as perguntas entre os candidatos, que terão três oportunidades para fazer questionamentos. A cada um será oportunizado até quarenta segundos para dirigir a pergunta para outro, que terá dois minutos para respondê-la, sendo assegurado ao primeiro (questionador) o prazo de um minuto para réplica e ao segundo (questionado) também um minuto para tréplica, sem prorrogação. E, no encerramento, cada candidato terá três minutos para expressar suas considerações finais, com base também no tema proposto pela OAB-MT.
O direito de resposta será concedido no caso do pretenso ofendido requerer explícita e imediatamente após o término do discurso do supostamente ofensor. Caberá à Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT analisar o pedido. Será concedido direito de resposta quando o ofensor desrespeitar diretamente a pessoa do outro candidato, ou indiretamente de maneira que, ainda que não fale o nome, possa ser identificado pelo cargo que ocupou ou outra característica peculiar. Em sendo deferido, o direito de resposta será exercido no tempo de um minuto, sendo indeferido mais de um direito de resposta no mesmo momento da suposta ofensa.
Cada candidato poderá convidar trinta pessoas para acompanhá-lo e cujos nomes deverão ser previamente comunicados por telefone. Aos candidatos, seus convidados e demais integrantes da plateia não serão permitidas manifestações no perímetro interno da sede da OAB/MT, assim como exibição de placas, bandeiras, bonecos, instrumentos sonoros, ficando autorizada a manifestação individual por camiseta e/ou adesivos no corpo humano.