A eleição para formar a lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça em Mato Grosso será no dia 10 de dezembro, no auditório da procuradoria em Cuiabá, no Centro Político Administrativo. Paulo Prado ocupa o cargo atualmente. A definição foi publicada pela comissão eleitoral presidida pela procuradora Valéria Bertholdi. Entre as regras para concorrer, consta que os candidatos devem ter 35 anos de idade até a data; no mínimo 10 anos de efetivo exercício e não esteja cumprindo penalidade em processo administrativo.
Os registros dos candidatos já podem ser solicitados individualmente à presidente da comissão eleitoral pelo prazo de dez dias. É vedada a apresentação por via postal e por meios eletrônicos. No prazo de 72 horas contadas do encerramento das inscrições, é divulgada a lista contendo os nomes dos que tiveram o registro deferido, observada a ordem alfabética. O que for indeferido terá o prazo de 48 horas para interpor recurso.
Pelo ato, será permitida a remessa de votos à comissão eleitoral pelo Correio, bem como a entrega pessoal pelo eleitor. Somente serão objeto de consideração os votos recebidos até às 17h horas do dia da apuração. Serão nulos os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados.
O resultado da eleição será divulgado por lista geral, em ordem decrescente de votação, devendo nela constar o número de votos de cada integrante, o número de votos nulos e brancos, bem como o número de abstenções, proclamando-se, finalmente, a composição da lista que será encaminhada para escolha do governador Silval Barbosa (PMDB), com o nome dos 3 candidatos mais votados.