O prefeito Lírio Lautenschlager anunciou, ontem à noite, na solenidade de entrega de certificados para os concluintes de cursos profissionalizantes, a doação de uma área para a construção da escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O terreno tem 13,5 mil m² e está localizado ao lado da escola Caminho do Saber, bairro Colina II.
"Dia após dia, Nova Mutum recebe novos investimentos empresariais e ainda somos muito carentes na disponibilização de mão de obra qualificada. Muitas vagas disponíveis em nosso mercado de trabalho ainda acabam sendo preenchidas por pessoas de outras regiões do país. Queremos inverter esse quadro e dar cada vez mais oportunidade para os mutuenses. A escola da Senai virá para reforçar esse objetivo", disse Lírio.
O Senai deve construir a escola em até 5 anos. A entidade já atua no município através de convênio com prefeitura, que em 2011 foi no valor de R$ 70 mil. A instituição disponibiliza os instrutores, os materiais e as unidades móveis, enquanto o município providencia o espaço físico e mobiliza as inscrições dos alunos.
Ontem à noite, 150 pessoas receberam certificados. Tratavam-se dos alunos dos cursos de costura industrial, comandos elétricos, auxiliar administrativo, financeiro e contábil, panificação e confeitaria e eletricista predial, todos em parceria com o Senai. Outro curso, de auxiliar de departamento pessoal, ainda está em andamento, com 27 alunos.