A Defesa Civil de Mato Grosso realizou esta semana o mapeamento das áreas de risco no município de Nova Ubiratã (165 quilômetros de Sinop). A ação tem caráter preventivo e visa subsidiar a elaboração, por parte do município, de um plano de resposta em caso de emergência.
“O mapeamento foi solicitado pela prefeitura, diante da preocupação dos gestores do município e da sociedade organizada com ocorrências meteorológicas no município. Fizemos orientações e indicamos alguns caminhos para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas nos locais mapeados, para prevenir possíveis desastres”, explicou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.
Na quarta-feira, a equipe estadual se reuniu com o prefeito Edegar Bernardi, gestores municipais e representantes da sociedade organizada para tratar das ações de mapeamento das áreas de risco do município. Já nesta quinta-feira a equipe foi a campo para as vistorias.
Na atividade, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres, como alagamentos, enxurradas e movimento de massa, e avaliam a probabilidade da ocorrência. Por meio do mapeamento topográfico, as equipes também obtêm as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas. A ação ainda envolve o mapeamento de vulnerabilidade, por meio do qual a Defesa Civil avalia a exposição e capacidade de resposta do município em caso de desastre.
O levantamento da Defesa Civil Estadual, que será entregue à prefeitura, vai subsidiar a adoção de medidas preventivas. Neste ano, a equipe também já realizou o mapeamento de áreas de risco nos municípios de Jauru e Comodoro, no mês de fevereiro.
A ação em Comodoro foi acompanhada pela Defesa Civil de Vilhena (RO), que veio ao Estado aprender a metodologia utilizada pela Defesa Civil de Mato Grosso. O próximo mapeamento será realizado no município de Nova Mutum, entre os dias 26 e 28 de março.