A Defensoria Pública realizou uma visita técnica à Gleba Santo Expedito, comunidade que fica a cerca de 40 quilômetros do centro de Cláudia (90 quilômetros de Sinop). A defensora pública Ana Luiza Sodré de Moraes e pelo assessor jurídico Francisco Nascimento e Silva verificaram as dificuldades dos moradores em realizar o transporte na região devido a problemas nas estradas, o que também dificulta o acesso das crianças ao ônibus escolar.
Uma das estradas vicinais que liga a comunidade ao município tem aproximadamente 8,1 km de extensão e está em processo de municipalização. “Diante da visita realizada à Gleba Santo Expedito, foi evidente a necessidade urgente de melhorias nas vias municipais da região, que impactam diretamente na mobilidade dos moradores locais, em especial no acesso das crianças ao transporte escolar”, afirmou Ana Luiza.
De acordo com a defensora, a falta de manutenção periódica dessas vias representa um obstáculo significativo para a comunidade, comprometendo o direito fundamental à educação. “Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas para garantir condições adequadas de transporte e acesso à escola para todos os residentes da área”, pontuou.
Durante a visita, foi realizada uma reunião com Andreia Bonifácio da Silva, líder da associação dos trabalhadores rurais da Gleba Santo Expedito. Conforme explicou a defensora, devem ser alinhadas tratativas extrajudiciais com a Prefeitura de Cláudia visando a melhoria das condições das vias que dão acesso à gleba.