PUBLICIDADE

Dante morre e entra para história como maior político de MT

PUBLICIDADE

Mato Grosso perde o político que escreveu um dos capítulos mais importantes da história política brasileira. O ex-governador Dante de OIiveira morreu hoje, por volta das 20:35hs, de septicemia – infecção múltipla dos órgãos-. Ele foi hospitalizado, de manhã, com pneumonia, acabou entrando em estado de coma devido ao diabetes avançado, não resistiu e faleceu. Dante estava na UTI do Hospital Jardim e foi submetido a uma forte dosagem de medicamentos para reverter o grave quadro clínico que estava.

•Veja fotos dos funerais de Dante clicando aqui

•Leia o especial sobre a trajetória política de Dante de Oliveira clicando aqui

O último boletim médico tinha sido divulgado no final da tarde pelo infectologista Abdom Salam Khaled Karhawi, e informava que Dante estava com quadro muito grave de infecção generalizada e diabetes”. Ele foi sedado, respirava com aparelhos e com altas concentrações de oxigênio. A pressão arterial e ritmo cardíaco vinham sendo sustentado a custas de altas doses de medicamentos”.
O autor das ‘diretas já’, ex-ministro no governo Sarney, ex-prefeito da capital, ex-deputado federal, governador de Mato Grosso por dois mandatos ( 1994 a 2002) acabou não resistindo e faleceu por volta das 20:35hs. Ele tinha 54 anos.

Centenas estiveram em frente ao hospital. Lideranças do PSDB – partido que Dante ajudou a fundar em Mato Grosso- políticos de outros partidos e familiares estão chocados com a morte repentina de uma das mais importantes lideranças políticas do Mato Grosso. Chorando, o senador Antero Paes de Barros, amigo íntimo e principal parceiro político de Dante, deu alguns telefonemas comunicando amigos e familiares da morte do ex-governador. Numa rápida declaração, Antero disse que Dante foi o maior político da nossa geração. Com lágrimas no rosto, Antero ainda disse que sua maior obra foi a democracia e “o que me deixa triste e que ele morreu injustiçado”. A deputada Thelma Oliveira, esposa de Dante, estava no hospital quando os médicos confirmaram o falecimento.

Dante estava se preparando para ser candidato a deputado federal nas eleições de outubro. Um dos seus últimos atos políticos foi na última sexta-feira, na convenção estadual do PSDB que referendou a candidatura de Antero ao governo.

Dante ganhou projeção nacional quando, em 1984, propôs a emenda constitucional das “Diretas Já”, que depois levou seu nome, e permitia aos brasileiros eleger pelo voto direto seu presidente.
O velório do ex-governador é na Assembléia Legislativa e o sepultamento deve ocorrer nesta sexta-feira, no final da tarde, no Cemitério da Piedade

(Atualizada às 23:10hs)
Leia também:
Morte de Dante: Alencar representará Lula. FHC divulga nota
Morte de Dante: Virgilio diz que Dante está consagrado
Morte de Dante: Blairo e secretário chegam ao velório
Morte de Dante: Serra e governador de Goiás chegam daqui a pouco para velório
Alckmin diz que morte de Dante é grande perda para país
Chocado, prefeito de Sinop decreta luto oficial e diz que Dante foi um grande irmão
Corpo de Dante será velado no saguão da Assembléia Legislativa
Blairo diz que morte de Dante é “fatalidade”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE