O pronunciamento dos senadores Pedro Taques (PDT) e Jayme Campos (DEM), na tribuna do Senado, na terça-feira (4), pedindo aos deputados estaduais que assinassem o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), gerou posicionamento do vice-governador e secretário de Estado de Cidades, Chico Daltro (PSD). Ele garantiu que o governo fornecerá quaisquer informações requeridas.
O vice-governador ressaltou que a relação do governo é de respeito com os demais poderes e de total transparência. “O governo atua com transparência, e os que quiserem informações, podem ter certeza, que os esclarecimentos não lhes serão negados. O Fethab é conduzido dentro dos parâmetros para os quais foi criado e os recursos são utilizados com total transparência”, concluiu.
A CPI do Fethab foi proposta pelo deputado estadual Márcio Pandolfi (PDT), que conseguiu apenas cinco assinaturas, sendo que o necessário são oito. No entanto, Pandolfi já havia coletado o número necessário de assinaturas, mas alguns parlamentares retiraram os nomes.
A base governista tenta contornar a situação, sendo que o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) chegou a utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa para esclarecer as ações do governo através do Fethab.
O questionamento de Pandolfi é de que a arrecadação do fundo cresceu, mas o investimento dos recursos não. O deputado também questiona a aplicação dos valores que estão sendo repassados para as obras da Copa do Mundo.
Leia ainda
Pandolfi espera apoio do PP para tentar criar CPI do Fethab
Jayme critica governo estadual por usar Fethab para pagar fornecedores