Presidente estadual do recém-criado partido Solidariedade (SDD), deputado Adalto de Freitas, o Daltinho, que é suplente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas atualmente ocupa uma vaga, disseque a intenção é garantir estabilidade na relação entre o executivo e o legislativo, em referência à atual debandada de vereadores do PMDB para o partido.
O SDD conta hoje com 4 representantes na Câmara de Cuiabá: o vereador Clovito, que deixou o PTB para ser presidente do diretório municipal da sigla, os ex-peemedebistas Domingos Sávio e Haroldo Kuzai, este que assumiu a liderança do partido na Câmara e por último, Wilson Kero Kero, que saiu do PRP.
Segundo Daltinho, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Record, querer garantir maior governabilidade dentro da Câmara ou na Assembleia, vai de encontro com aquilo que o SDD tem como objetivo.
Idealizado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, presidente do partido e da Força Sindical, o SDD tem atraído políticos e já conta com 26 parlamentares na Câmara Federal.
Conforme Daltinho, a sigla pretende eleger deputados estaduais e um federal no Estado nas eleições do ano que vem. Porém, as articulações dos possíveis candidatos ainda estão sendo processadas. "São 25 pré-candidatos a deputado estadual e 9 à federal, e nossa intenção é trabalhar ouvindo as nossas bases. Depois fazemos uma avaliação dos nome que estão se colocando a disposição da sociedade mato-grossense no campo majoritário"