terça-feira, 7/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Cunha faz neste momento sua defesa no Conselho de Ética da Câmara

PUBLICIDADE

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), faz, neste momento, sua defesa no Conselho de Ética da Casa, que investiga quebra de decoro parlamentar de Cunha por supostamente ter mentido à extinta Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras sobre a existência de contas no exterior em seu nome. Respondendo perguntas de deputados sobre contas secretas na Suíça (que anteriormente ele negou) e suposta propina de US$ 5 milhões de propina do esquema de corrupção da Petrobrás. Cunha diz que não houve evasão de divisas; todos os valores têm sua origem e se objetivo fosse esconder patrimônio teria constituído uma fundação. Cunha também afirmou que não tem investimentos no exterior, mas é 'beneficiário de um trust'. Ela também declarou que os gastos no exterior foram pagos por cartão de crédito de sua mulher, Claudia Cruz, e que isso não é objeto da representação contra ele no Conselho de Ética.

A presença de Cunha encerra o período de oitivas e abre o prazo de dez dias para que o relator do processo, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), apresente o parecer, que será lido e votado no Conselho de Ética.

A expectativa da defesa de Cunha é que Marcos Rogério entregue o relatório antes mesmo do prazo final previsto, que seria o dia 30 de maio. O advogado Marcelo Nobre tem afirmado que vai recorrer à Comissão de Constituição de Justiça da Casa, presidida pelo também peemedebista Osmar Serraglio (PR), se o relator decidir incluir no texto a acusação de vantagens indevidas.

No último dia 5, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou o afastamento de Cunha do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara. A decisão liminar atendeu a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusou Cunha de tentar interferir na condução das investigações da Operação Lava Jato.

(Atualizada às 09:55h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE