A Prefeitura de Cuiabá lançou, na manhã de hoje (29-06), o Seminário de Educação Infantil, com o lançamento da Proposta Pedagógica para a educação de crianças com idade entre zero a cinco anos. Para o prefeito Wilson Santos, um dia que vai entrar para história da Capital de Mato Grosso. "Hoje é um dia muito especial, não só pela grande vitória da Seleção Brasileira de Futebol, que venceu de forma incrível, mas porque estamos apresentando para a sociedade a nossa proposta de educação infantil, o nosso plano de educação. Eu sempre digo e repito agora, que a educação é a prioridade das prioridades no meu governo, pois só a educação pode mudar o ser humano", disse Santos durante abertura do seminário, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Wilson observou que um governo consciente deve sempre tratar a educação como prioridade, destinando a maior parte dos incentivos financeiros ao desenvolvimento de projetos educacionais e, principalmente, para a qualificação profissional. "Em países de 3º mundo e em desenvolvimento, a educação não pode ser deixada como projeto secundário, tem que ser prioridade. A competitividade de hoje é muito grande, então temos que preparar nossas crianças para vencer lá na frente", explicou. O chefe do Executivo cuiabano cita que no Brasil, 45 milhões de pessoas tem apenas um ano de escolaridade, em média, sendo que em países como Canadá, Japão, Estados Unidos, entre outros, a média é de quase 15 anos de estudo por pessoa.
"Como vamos competir com os países do G7, que tem esse nível de escolaridade? Investindo pesado em educação, fazendo um pacto entre todos os partidos para que nada receba mais investimentos do que a educação. E aqui em Cuiabá estamos dando o passo correto, desenvolvendo um trabalho brilhante com a educação infantil", garantiu o prefeito. Segundo pesquisa do Ministério da Educação (MEC), uma criança que está na 4ª série, que teve um ensino bom na educação infantil, tem o mesmo nível de conhecimento de matemática que uma criança na 8ª série, mas que não participou de um projeto de educação infantil.
"O caminho é esse, estamos fazendo certo, da forma correta. Muitas vezes, na própria Prefeitura, sou acusado de ser puxa saco dos profissionais da educação. E sou mesmo e vou continuar sendo, pois essa é a minha causa, a minha meta, a minha luta", enfatizou.