O prefeito Wilson Santos e o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Aurélio Augusto, oficializaram hoje a implantação da Guarda Municipal, em cerimônia no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A guarda vai atuar fazendo a segurança de 38 unidades educativas da rede municipal de ensino na região Sul de Cuiabá, conforme explicou o prefeito. "Estamos iniciando esse trabalho na região Sul, com nossas escolas e creches. Posteriormente, com a capacitação adequada de novos guardas, será ampliado, garantindo mais segurança para Cuiabá", ressaltou.
Wilson pontuou que a capital poderia ter instalado a Guarda Municipal em várias modelos, como a patrimonial ou até mesmo comunitária, como acontece em Várzea Grande, porém, optou por uma guarda com caráter escolar. "Entendemos que existe um déficit muito grande no que se refere a segurança em Cuiabá, especialmente nas escolas. Apesar de não ser uma obrigação do município, estamos proporcionando um ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes, deixando-as seguras para o que existe de mais importante no mundo, a Educação", observou Santos.
Para atuar nas escolas, os guardas passaram por um longo período de capacitação, recebendo orientações práticas e teóricas. No primeiro momento, serão usadas apenas armas não letais e os guardas estarão equipados com veículos e motocicletas. O prefeito finalizou ressaltando que está cumprindo um compromisso assumido, na última campanha, com a criação da guarda.