O vereador Lúdio Cabral (PT) realizará sua inscrição como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. O ato está marcado, para esta tarde, na sede da direção municipal do Partido dos Trabalhadores, na capital. O parlamentar cuiabano é um dos primeiros a oficializar sua pré-candidatura visando a eleição majoritária da principal cidade mato-grossense.
Além de Lúdio, o ex-presidente estadual do partido, Jairo Rocha, ligado ao grupo da ex-senadora Serys Slhessarenko, também colocou seu nome à disposição e promete disputar as prévias contra o vereador. Desta forma, o partido, mais uma vez estará dividido entre dois candidatos, para saber quem poderá postular o cargo. Na primeira vez que isto aconteceu, na eleição de 2010, o partido saiu enfraquecido com a disputa de Serys contra Carlos Abicalil para saber quem seria o candidato ao Senado Federal. Abicalil venceu as prévias, mas acabou derrotado nas urnas, assim como Serys, que acabou saindo para deputada federal e amarga a suplência.
Outra situação que é vislumbrada para o partido é a indicação do vice-prefeito em uma outra chapa. No entanto, a princípio, esta situação está descartada. O PT deve definir, dia 20 de maio, seu candidato a prefeito ou se vai de coligação.
O pleito na capital ainda tem outros dois nomes tidos como praticamente certos na disputa: o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e o empresário João Dorileo Leal (PMDB). O empresário Mauro Medes (PSB), colocados por muitos como certo, ainda "esconde o jogo" e não negou e nem descartou a possibilidade de entrar no páreo. Da mesma forma age o atual prefeito da capital, Chico Galindo (PTB). Ele vem dizendo sempre que não pretende ser candidato à reeleição, mas assessores próximos dizem que ele pode sair sim.