PUBLICIDADE

Cuiabá: vereador apresenta pedido para criar CPI da Trimec

PUBLICIDADE

O vereador Toninho de Souza (PSD) protocolou, na sessão desta terça-feira, pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposto crime de improbidade administrativa, cometido pelo prefeito Mauro Mendes (PSB).

Com 9 assinaturas, número suficiente para instauração, o documento apresentado pelo vereador pretende investigar processo de licitação para contratação de maquinários, em que saiu vencedora a empresa de um sócio de Mendes em outros empreendimentos.

Souza ressaltou que o episódio, além de fatos decorrentes da divulgação do certame, gerou uma série de dúvidas que precisam ser esclarecidas. "Um dos sócios da Trimec, Valdinei Mauro de Souza, doou R$ 1,2 milhão para a campanha de Mendes. Meses depois, foi agraciado, de forma surpreendente, com um contrato de mais de R$ 4 milhões para venda de maquinários".

Fato que merece atenção, de acordo com Toninho, é a relação comercial de Souza e Mendes. "Os 2 são sócios em empreendimentos de mineração, as empresas Money Casa de Pedras e Money Mineração do Pará".

Além disso, quando o episódio veio a público, foi descoberto que duas empresas participantes da licitação funcionavam no mesmo endereço. "Depois que isso foi divulgado, uma delas correu na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) e mudou sua localização".

Durante aparte à fala de Toninho, o petista Allan Kardec ressaltou que assim que soube do episódio, aproximadamente 30 dias, protocolou um pedido de investigação no Ministério Público Estadual (MPE). "Em tempo recorde, recebi, além do arquivamento, uma bela peça de defesa, que nem o Procurador-Geral do Município seria capaz de fazer, do prefeito. Vale lembrar que não é só o MPE que tem prerrogativa de investigar, temos este poder aqui na Câmara".

Na defesa do prefeito, o vereador Wilson Kero Kero (PRP) citou a época de chuvas, o pacto federativo, e uma eventual paralisia nas ações do Executivo para tentar barrar a instauração da CPI. "Vejo que este momento é muito preocupante, porque temos caminhado na melhoria dos bairros".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE