PUBLICIDADE

Cuiabá: sindicato estuda proposta de secretaria para evitar greve

PUBLICIDADE

O secretário de Saúde de Cuiabá, Antônio Pires, apresentou uma proposta aos médicos da capital, hoje de manhã, sobre a defasagem em mais de 200% do Índice de Valorização da Qualidade (IVQ). Pelo documento, a prefeitura se propõe a utilizar os Fundos da Saúde, e também com o auxílio do Estado, para reajustar os valores dos repasses aos profissionais de forma permanente. A proposta será debatida em assembleia da categoria marcada para a segunda-feira (23).

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), cerca de 200 profissionais da saúde, entre anestesistas e cirurgiões, responsáveis pela média mensal de mil cirurgias eletivas na capital, estão em greve há mais de 20 dias. Estes profissionais atendem em cinco hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas que recebem este “aditivo” por parte da prefeitura.

A categoria “briga” pelo reajuste do IVQ. Essa referência foi criada em 2002 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para complementar o valor das cirurgias tabeladas pelo SUS. Na prática, são pagos R$ 200 mil mensais que são distribuídos aos profissionais da saúde, o que corresponde a suplemento salarial, em média, de R$ 1 mil.

No último dia 12, a prefeitura encaminhou uma proposta à categoria, a qual prevê o reajuste de 60% do IVQ parcelado em três vezes. Além disso, a ideia é de que o complemento seja reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Porém, esta proposta foi rejeitada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE