PUBLICIDADE

Cuiabá, Rondonópolis e Sinop estão entre as principais em ranking de cidades inovadoras

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Cuiabá, Rondonópolis e Sinop estão entre as 150 cidades inovadoras no ranking elaborado pela Bright Cities, plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores. Só Notícias apurou que Cuiabá é a cidade mato-grossense melhor posicionada na 86ª colocação a nível nacional e a 1ª de Mato Grosso, Rondonópolis é 133ª e segunda no Estado e Sinop é a 3ª em Mato Grosso e no ranking nacional a 139ª. Tangará da Serra é a 4ª do Estado melhor colocada no ranking – 187º. A número 1 no país é Barueri (SP), seguida de São Bernardo do Campo (SP) a 3ª São Paulo, 4ª Santos e 5º Botucatu (SP). O ranking tem 319 cidades e foram avaliadas cidades com mais de 100 mil moradores.

O ranking é formado por 5 pilares – prosperidade, gestão, bem estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. O pilar de prosperidade, por exemplo, é formado pelas áreas de economia, inovação, infraestrutura e condições sociais. O de bem estar engloba as áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

A Bright Cities é uma plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO 37120. O ranking de cidades sustentáveis, embasado em 40 dos 100 indicadores desta ISO de padrão internacional que estabelece indicadores e metodologias para medir e avaliar o desempenho dos serviços e da qualidade de vida em áreas urbanas, certificando que a cidade monitora os indicadores respaldados pelas devidas evidências para ser uma cidade sustentável. oferece uma estrutura padronizada e reconhecida internacionalmente que pode ser adotada pelas cidades que estão no caminho da sustentabilidade.

Para atingir esse objetivo, são necessários sistemas de avaliação e monitoramento de indicadores, direcionando políticas públicas e investimentos, possibilitando comparações entre cidades e a reprodução de boas práticas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE