O vereador cuiabano Toninho de Souza (PSD) entrou com mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública da Capital contra a prefeitura de Cuiabá. A ação visa o cumprimento do projeto de lei aprovado em dezembro de 2010, que prevê segurança às agências bancárias e caixas eletrônicos instalados em vários pontos da cidade.
A proposta, que obteve aprovação unânime, exige que os bancos coloquem seguranças armados nos caixas eletrônicos das 6h às 22h; vidro à prova de bala nas fachadas das agências e portas giratórias com detectores de metais na entrada do banco, e também nos caixas eletrônicos, a fim de se evitar as saidinhas de bancos, crimes que já são rotineiros em Cuiabá.
Autor da proposta ressalta que até hoje a prefeitura é omissa quanto ao cumprimento da lei, aprovada em dezembro de 2010. Segundo o parlamentar, o prefeito Chico Galindo demonstra desinteresse na proposta aprovada, uma vez que não determina o cumprimento da lei, exigindo das agências bancárias à adequação conforme prevê a proposta. "Infelizmente, todo trabalho que é feito e realizado pela Câmara é em vão. A prefeitura de Cuiabá simplesmente ignora os nossos projetos apresentados e aprovados, não determina fiscalização, não cobra de quem é para ser cobrado. É o caso do projeto da segurança bancária, que foi aprovado no final de 2010. Se fosse colocado em prática, não tenho dúvida de que já haveria uma redução nos crimes cometidos em frente às agências bancárias e até explosões de caixas eletrônicos Cuiabá afora".