O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSDB) anunciou, hoje, a suspensão de pagamento a funcionários “fantasmas” já detectados, em meio a um processo de recadastramento dos servidores. A declaração foi dada durante a eleição para presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). Ele salientou que a medida, adotada no início do mês, possibilitará, além da economia de valores pagos, um retrato exato de onde estão lotados os funcionários. “Queremos que 100% da nossa folha de pagamento esteja adequada ao que é prestado”.
Segundo a prefeitura de Cuiabá, até a última sexta-feira (25), 510 servidores já haviam efetuado o recadastramento. Até amanhã (1º), outros 100 funcionários deverão realizar o procedimento. No caso dos servidores da Saúde e Educação, que congregam a maior parte do quadro, o trabalho será realizado nas próprias secretarias. Além do recadastramento, o prefeito pretende implantar o sistema de ponto biométrico em 100% das secretarias municipais. “De uma forma ráida, barata e transparente poderemos manter um efetivo controle sobre este ponto”.
De acordo com a secretária municipal de Gestão, Adriana Barbosa, na folha de pagamento havia servidores aposentados, servidores não localizados e houve casos de servidores das pastas de Gestão e de Assistência Social que não compareceram. Foi detectado ainda o caso de um servidor que já havia falecido, mas a Prefeitura não havia sido informada. Este caso deve ter entrado indevidamente pelo menos um mês na folha de pagamento.