PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeito deve extinguir três secretarias

PUBLICIDADE

O prefeito Chico Galindo (PTB) planeja extinguir as secretarias municipais de Comunicação, Cultura e Habitação de Cuiabá, transformando-as apenas em coordenações ou assessorias. A revelação foi feita aos titulares das pastas nos últimos dias, o que já levou o jornalista e publicitário Mauro Cid a pedir demissão do comando da Comunicação.

Os planos de Galindo devem fazer com que as secretarias fiquem subordinadas a outras pastas, mas isso ainda não foi definido. "Eu tive uma conversa com ele no gabinete e ele me disse que está pensando em fazer isso nas 3 áreas, mas ainda não decidiu a forma", afirma Mauro Cid, que promete entregar oficialmente o cargo de secretário de Comunicação na terça-feira (31).

O fim da Secom já foi cogitado pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que renunciou ao cargo em 2010 para disputar sem sucesso o governo do Estado. O tucano recuou da ideia diante da pressão do setor. Mauro Cid afirma que a mudança representa uma perda para a categoria e, por isso, não concorda com a mudança.

Aliados de Galindo avaliam que ele pretende centra- lizar as decisões das 3 áreas, polemizadas nos últimos dias. A Comunicação foi criticada publicamente pelo secretário Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), o que expôs as divergências internas do Executivo. No caso dos secretários Luiz Poção (Cultura) e João Emanuel (Habitação), vereadores aliados pediram a demissão deles porque ambos são pré-candidatos à Câmara Municipal. O argumento é que eles poderiam se beneficiar eleitoralmente ao usar os cargos.

Por lei, os secretários-candidatos devem se desincompatibilizar até abril, mas Galindo havia prometido pedir a demissão em janeiro. Depois da pressão dos assessores, prorrogou isso para março. O problema é que os vereadores ficaram insatisfeitos. Atualmente, o Palácio Alencastro conta com 19 secretarias e 6 órgãos. Se transformadas em assessorias ou coordenações, as pastas perderão autonomia e devem ficar subordinadas a auxiliares considerados de maior confiança do prefeito.

Outro lado
Galindo e o secretário de Governo, Silvio Fidélis, não retornaram as ligações de A Gazeta para comentar o assunto. A última mudança no staff feita pelo petebista ocorreu no ano passado, numa tentativa de se desvincular da imagem de Wilson Santos e tentar demonstrar maior dinamismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE